quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Aprendendo


Quando eu tinha 13 anos, ouvi um conselho da minha professora que mudou minha vida. Ela disse que beleza não era tudo na vida. Eu nunca tinha ouvido nada sequer parecido.  Sempre fui um pouco fora do padrão, e nunca fiz todo o esforço do mundo pra entrar no padrão de beleza do colégio, pois achava que não tinha jeito, eu era esquisita e assim seria sempre.
Eu já tinha lido que beleza não era tudo, mas só quando a professora falou, na aula, que eu pude entender de verdade. Foi só a partir desse dia que eu passei a me achar especial.
Tive muitos problemas de auto-estima, tenho até hoje. Mas eu achava curioso esses insights que eu tinha quando era novinha.  Um dia descobri o que significava a frase “Há males que vem para o bem” pois aconteceu exatamente isso, uma coisa muito ruim, dolorida aconteceu, mas se não tivesse acontecido não teria desencadeado uma série de acontecimentos bons. Também fiquei maravilhada quando descobri isso.
Quer dizer que beleza não é tudo e, além disso, as coisas ruins podem ter alguma utilidade? Por que a gente se sente tão mal, então? As coisas vão melhorar. A beleza de verdade está no nosso interior, e as coisas ruins transformar-se-ão em coisas ótimas um dia.
Tinha esse pensamento positivo quando tinha lá pelos 15. Então as coisas foram se complicando e um dia, eu conheci aquela passagem do Hamlet: “Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que pode sonhar tua vã filosofia.”
Tudo é bem mais complicado do que passar milhões de dificuldades e lembrar-se da adolescência “males vem para o bem”. Podem vir, mas não deixam de ser males e fazer mal.  E temos que nos recuperar e nos reerguer.
Hoje tenho 22 e às vezes ainda leio umas frases, umas idéias e acho uma sacada incrível. Hoje tive mais uma e sinto que estou pronto para seguir andando, cabeça erguida. Como a adolescente de 13 anos quando descobriu que não precisava seguir desesperadamente o que as pessoas acham que é ser bonito, mas que podemos ser bonitos sendo quem somos.

O que me impressionou hoje foi pensar sobre a fênix.  O lamento da fênix de tornar-se cinzas quando chega a hora e depois renascer mais forte, mais linda. É um mito muito belo que encarei como uma metáfora (já falei nesse blog que eu sou fã de metáforas).
O movimento do dia é me deixar ser cinza e retornar  a mim mesma com o melhor de mim, a força, a cor, a energia, a vida.

4 comentários:

Cayo Candido disse...

Sempre em frente! Ainda há muito para aprender, Patty! Aliás, sempre há!

Beijos

Frau Forster disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Frau Forster disse...

A pergunta é baseada em fatos reais e a participação masculina é de um ex-namorado que é uma figura. Seja como for, pelo menos eu tive ALGUMA resposta masculina rs Bjo

Thaís (KK) disse...

Pattyta! rs adorei! Ah tem um clichê que é assim: a beleza está nos olhos de quem vê! E assim é, seguir padrões nos limita a sermos padrões! Ser além disso é o que diferencia e nos torna especiais ;) linda vc!