sábado, 25 de julho de 2009

Do frio (e do calor) que eu passei hoje.

(...só um desabafo)

Ao sair para o trabalho, não havia notado o frio que aquele dia iria proporcionar aos paulistanos naquela sexta-feira de julho. Isto por que segunda e terça era um sol maravilhoso; enquanto quarta e quinta estava mais chuvoso, entretanto sem o frio.

Mas ele veio, cortando o meu rosto como agulhadas a medida que eu andava na rua. Não andei mais que 10 minutos na rua, mas pareceu uma travessia por um deserto gelado. No ambiente de trabalho, esqueci-me da temperatura que estava na rua, ainda na esperança do vento cessar, da chuva parar assim como aconteceu nos dias anteriores.

Quando saí do trabalho notei quão despreparada para a chuva eu estava. Sem guarda chuva nem agasalho suficiente, tomei chuva, vento gelado até eu chegar em casa e colocar uma roupa bem quentinha. Coloquei uma roupa de forma que eu não passasse mais frio nessa tarde, e saí pra resolver mil coisas que ainda precisavam ser feitas nessa sexta-feira de inverno.


E já era noite, quando um homem na rua me parou, pedindo esmola e falou o seguinte:

"Compra um leite pra mim moça, eu não vou conseguir me sentir quente como você deve estar se sentindo. Eu só tenho isso"

Aí eu olhei para o moletom surrado dele. Olhei para as chinelas havaianas dele no chão gelado e molhado de chuva. Olhei para as mãos sujas dele em direção às minhas;

Olhei para mim, minhas botas, meu cachecol, meu sobretudo, minha meia quente.

Lembrei da tarde em que passei frio, tomei chuva e molhei meus pés. Eu fiquei com frio, com raiva do frio e das minhas condições de trasnsporte. Mas só até o tempo de eu chegar em casa e tomar meu banho quentinho pra colocar a meia, o casaco, o cachecol. E quanto a ele? O homem com as mãos sujas apontando para mim? E os pés dele? Devem estar congelando.


Nem todos vão acabar seu dia em um lindo edredon onde o vento não alcança. Inverno é gostoso pra quem pode ficar vendo pela tv quantas pessoas morrem de frio e de fome na rua.

Isso mudou a minha forma de encarar meu dia.

3 comentários:

Arthur disse...

meu, o cara pode ir prum albergue, dá até pra metaforizar: "só sofre quem quer..." huahuahuahu

e meu, no frio os mendigos sofrem, mas no calor é TODO MUNDO que se f*de... uhahuahuhua

[/humornegro]

bem, isso não deveria apenas mudar a forma de encarar o dia, mas de encarar todos os dias, e acho que isso serve de exemplo de que a reflexão não leva lá a algum lugar, porque enquanto você (e eu, e todos que lerem) sacamos que nós reclamamos à toa, o mendigo ainda está lá, congelando.

jow disse...

e aí, comprou o leite??

estratégia de mkt dele... mas é fato e verdade.

pequenas coisas mudam nossa vida, pat. pequenas. as grandes apenas impressionam.

José Carvalho disse...

Então, eu poderia falar um monte de coisas aqui sobre isso. E que pensei nisso a poucos dias atrás. E que muito me toca. Por um motivo ou outro que não vem ao caso.
Nem nunca virá, na vida de pessoas como nós criados a leite com pera e ovomaltino. Mas algo de verdade se pode experimentar do sofrimento (em especial esse tipo de sofrimento circunstancial na vida do mendingo ou de qualquer outro ser humano) que nunca saberemos. Grandezas e pequenezas a parte, nunca saberemos o que é não estar nas asas do conforto.