segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sobre limites de caracteres e o quanto presta-se atenção no que o outro diz

Esses dias estive pensando no quanto eu presto atenção no que os outros me dizem. E eu não estou falando apenas de conselhos. Mas se eu ouço realmente as coisas que meus amigos e parentes me falam sobre suas próprias vidas. Eu estou ouvindo? Eu estou prestando atenção? Até que ponto?

E as coisas que eu digo, as minhas histórias? Seriam elas interessantes? Eu me faço ser entendida? As pessoas realmente ouvem a mensagem que eu quero passar quando digo algo? Vejo reações diversas que nem sempre demonstram que a pessoa entendeu, ou fez questão de entender o que eu disse, ou simplesmente que fez questão de ouvir e se distrair, se deixar rir.

E porque que agora está tão na moda escrever em um curto espaço (atualização de orkut, facebook, twitter, etc)?? Será que ninguém mais tem paciência para ler mais que uma frase de 140 caracteres sobre o outro? E a gente vai de 140 em 140 se distraindo com outras coisas, lendo outras bobagens, escrevendo alguns outros 140. Será que não somos mais capazes de parar e ficar meia hora, quinze minutos ouvindo, lendo, simplesmente compartilhando sobre a vida das pessoas que estão próximas (ou não) a nós? (Fui colocar esse texto no facebook e não consegui, limites de caracteres, é claro.. E apesar de eu ser superadepta aos blogs penso que o alcance não é o mesmo dos outros meios de comunicação. E se for talvez eu que não saiba que estou sendo ouvida)

Temo que a vida me torne solitária e que nada me interesse sem ser minha própria vida. E o pior... que ninguém se interesse no que eu tenho a dizer sobre minha vida. E que no fim das contas os diálogos sejam uma pessoa falando e a outra fingindo que está ouvindo mas no fim das contas cada um está pensando apenas no que vai comer no jantar....

2 comentários:

Arthur disse...

patty, sua vida dá livro e filme. e não ache que no twitter e nas atualizações do facebook tem alguém prestando atenção. o botão "curtir" é tão superficial que agora, lembrando dele, dá vontade de rir de desgosto.
continua com seu brogue contando suas histórias de busão, que pelo menos do lado de cá tem alguém lendo e se importando, sim, porra!
bju

jow disse...

eu sou todo ouvidos pra vc.

mas, por favor, só 140 caracteres, hein. rs

bjs